terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Diálogo de Rua recomenda

Livros que não podem faltar na sua estante. Foram selecionadas algumas obras que fazem parte do movimento hip hop. Desligue o computador e vá ler um livro!



 
 
Ficção com um drama bem verdadeiro. Narrado em terceira pessoa, a obra revela a história do movimento Hip-Hop no Brasil e suas influências internacionais ao público em geral.  Romance de estreia de Toni C., o leitor com certeza terá contato de maneira quase autobiográfica com movimento. 
 
 
 
 
 

Autobiografia de Alessandro Buzo. Ele é um expoente do movimento cultural da periferia de São Paulo que usa a escrita como papel principal de transformação. As mudanças vieram com o casamento, o hip-hop, a literatura e a preocupação com a realidade em que ele vivia.





O rapper paulista Renan Inquérito transforma em versos a vida, critica a forte desigualdade social e o consumismo desvairado ao qual estamos expostos desde que nascemos. Ele chama as pessoas para a luta: "O futuro é uma bala perdida, meu filho / Mas é você quem aperta o gatilho" E os mais favorecidos: "Empresário, / Não adianta só assinar campanha do agasalho / Queremos autógrafo na carteira de trabalho.
 
 
 
O autor Sérgio Vaz é o idealizador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) um sarau que reúne pessoas de todas as idades afim de desenvolver a literatura marginal. Este movimento cultural transformou o bar do Zé Batidão, em Piraporinha, bairro periférico da Zona Sul de São Paulo, em um grande Centro Cultural, que desde 2001, reúne centenas de pessoas em torno da poesia e da palavra. Esta obra, apresentada em formato de bolso, Sérgio Vaz retrata em suas crônicas e poemas o cotidiano inspirador da periferia. 




O livro se posiciona e solicita que o leitor faça o mesmo. O autor André Ebner faz críticas à sociedade e as apresenta de forma poética. Além disso a obra traz os valores a serem seguidos, conflitos psicológicos, igualdade social e liberdade. Tudo isso com uma linguagem popular que inspira o leitor a levantar e lutar por um mundo melhor.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário