sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diálogo de Rua entrevista DJ Jogado

Adriano, mais conhecido com DJ Jogado está na cena há mais 13 anos. Ele sempre esteve envolvido diretamente com a Black Music e os toca discos. É amante do Turtablism - arte de manipular sons e criar músicas usando turntable. O DJ sempre está nas principais line-ups dos shows da baixada Santista. Confere aí o bate-papo
Quando surgiu a ideia de se tornar DJ de Hip Hop?
Antes de eu conhecer a cultura Hip Hop eu já arriscava umas mixagens. Ouvia Rap e Dancehall, mas o que eu curtia era o Miami/Freestyle e sempre ficava antenado nos programas de rádio que convidavam djs para mixarem ao vivo. Mas foi assistindo um filme chamado Juice (1992) que surgiu o meu maior interesse em tocar e mixar rap. Além de conhecer, participar e propagar a cultura hip hop através do elemento DJ.

Qual foi a colaboração que o movimento trouxe para a sua vida?
O Hip Hop me mostrou que eu tenho um talento - que eu também poderia e posso fazer arte - através do Hip Hop descobri o dom que Deus me deu. Enfim, antes de entender o que era a cultura eu não tinha um foco na minha vida e tudo era pura aventura sem fundamento. E com o Hip Hop encontrei o destino que me traria toda a felicidade que vivi, vivo e tenho certeza que viverei através da música e  dos amigos(as) que sempre faço e dos lugares que conheçi e conhecerei.

Quais são os estilos existentes para mixar o rap?
Fica difícil pois cada região e país tem a sua forma de denominar seus estilos de rap. Vou responder por mim, os estilos que eu mixo: Nacional, Underground, Raggamuffin, Gangsta, Gospel, Crunk, R&B, Neo Soul, Chill Out, Acid Jazz, entre outros.

 Quais são suas influências para tocar?

Dj Vajra, Dj Q-Bert, Dj Babu, Dj Craze, Dj Primo(R.I.P.), Dj King, Dj Cia, Dj A-Trak e Jazzy Jeff. São vários e também todas as músicas que me motivam e me fazem pensar.


Você inicou a sua carreira em 1994. Ao longo desses anos, qual foi a maior diferença que você pôde enxergar no hip hop?
Muita coisa mudou. Estilos musicais, jeito de se vestir, jeito de falar, mas o que está bastante diferente é a aceitação gigante que o hip hop esta tendo em todas as classes sociais.  A "cultura de rua" invadiu apartamentos, mansões, iates, condomínios e vem se firmando cada vez mais graças aos artistas da cena que sempre lutaram para solidificar essa cultura. Desde que não perca a sua essência, eu acho muito válido o Hip Hop estar dentro de todas as classes sociais.

É notável que a cena está crescendo em Santos e na Baixada Santista. Qual a sua opinião?
Temos que continuar trabalhando e firmando cada vez mais o rap e o Hip Hop aqui.  Nos anos 90 tínhamos festas gigantes que rolavam sempre em Santos e em todas as cidades vizinhas e vejo que isto esta voltando com mais força do que antes, só precisamos de união para que a "nossa cena" firme de vez, e tenhamos sempre festas, eventos, etc, de Hip Hop para podermos nos divertir.


Existe alguma diferença entre tocar na baixada e em outros lugares?
A maior diferença é a ansiedade antes de começar. Você não sabe se as pessoas vão curtir o que você vai tocar e  que vai falar.  Isso da um friozinho na barriga

DJ Jogado é residente no Clube 49 (Clubinho Santos) e CUFA Santos
E nas festas: TAMUJUNTO, Black Tequila, Vem Q É Black, Hip Hop Summer e Smirnoff Fest

Para conhecer o trabalho acesse www.youtube.com.br/djjogado
www.djjogado.blogspot.com
www.twitter.com.br/djjogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário